domingo, 16 de novembro de 2008

O Plano Nacional de Leitura na Nossa Escola

1- No âmbito do Plano Nacional de Leitura, desde que não haja “Plano de Aula”, quando ocorre uma substituição, poder-se-á recorrer à caixa da turma que se encontra na Biblioteca e que contém:
  • Um livro por aluno;

  • Uma folha explicativa das propostas de actividades;

  • Uma folha de registo da relação dos livros com a respectiva cota (onde o professor registará em observações, os números e os nome dos alunos que se propõem ler os diferentes livros);

  • Um marcador (cartolina) para cada aluno, a utilizar durante todo o ano lectivo;

  • Uma ficha de leitura por aluno/obra lida – “O Passaporte do Leitor”.
2- Por período, poderá ser realizada a leitura de um livro igual ou diferente para todos os alunos da turma, a seleccionar pelo(a) professor(a) de Língua Portuguesa.
Os livros seleccionados por caixa, desde que não tenha havido pedido expresso do respectivo professor(a) de Língua Portuguesa, será feito de acordo com o critério do docente responsável pela Biblioteca. Neste caso, os livros podem ser substituídos, sendo obrigatório a alteração da respectiva ficha de requisição (operação a realizar junto de um dos elementos responsáveis pela Biblioteca).

3- Utilização do marcador individual (ex: figura ao lado)


Cada aluno tem um marcador que poderá ser personalizado;



No marcador devem constar:
- o ano, a turma e o nome do aluno;
- o nome do livro que está a ler, a data e as páginas lidas em cada
sessão, bem como, a data da conclusão da leitura do respectivo livro.

4- Sempre que o aluno termine a leitura de um livro, deverá preencher a respectiva ficha de leitura “O Passaporte do Leitor”, atribuindo-lhe um número de acordo com a sequência dos livros lidos.

5- Os alunos podem, sempre que queiram e de acordo com o horário de funcionamento da Biblioteca, recorrer à caixa da turma para darem continuidade à leitura que estão a realizar, voltando a colocar na caixa o seu livro.

AVALIAÇÃO:

1- Haverá uma primeira avaliação deste trabalho, a realizar pelos respectivos professores de Língua Portuguesa e de Educação Visual que será tida em conta aquando da avaliação dos alunos, no final de cada período.

2- Uma segunda avaliação será feita, a nível da Biblioteca Escolar, através da criação de um Júri eleito para seleccionar os melhores trabalhos que passarão a constar no blogue da Biblioteca da Escola - “O BITOLINHAS” – situado no seguinte endereço: http://www.abibliotecadobitolinhas.blogspot.com/
Este blogue encontra-se a cargo de professores e alunos interessados e disponíveis em integrar o “Clube dos Amigos da Biblioteca”.

NOTA: Esta proposta de actividades poderá ser desenvolvida em qualquer Área Curricular Disciplinar e Não Disciplinar.

A equipa de professores da Biblioteca agradece a colaboração e o empenho de todos.

A Coordenadora,
Ana Paula Dias